Como a teleconsulta tem aumentado na pandemia

Como a teleconsulta tem aumentado na pandemia

A pandemia mudou a vida de todo o mundo, transformou as formas de conexão pessoal, as ideias de redes sociais, plataformas de chamada de vídeo e muito mais.

Após mais de um ano de pandemia é possível perceber a alteração na forma com que as coisas acontecem, burocracias estão diferentes e até atendimentos médicos passaram a acontecer de outras formas.

A pandemia mudou tudo, e continuará influenciando muito a vida das pessoas, que agora possuem a necessidade de aderir à tecnologia e todos os mecanismos que ela proporciona, assim tudo mudou.

Quer saber como o mundo tecnológico começou a fazer parte mais ativamente nas consultas, com as teleconsultas? Continue lendo este post.

Teleconsulta

Com o advento da pandemia do novo coronavírus foi necessária uma adaptação das pessoas para poder continuar a exercer suas profissões e as pessoas continuar com todas as relações interpessoais.

As teleconferências passaram a ser muito comuns e mantiveram o mundo funcionando, mesmo que de uma forma nova e estranha.

Uma dessas áreas que aderiram às teleconferências foi as clínicas médicas, que passaram a fazer teleconsultas.

Já que os hospitais passaram a focar suas atividades no atendimento ao coronavírus, outras áreas da medicina, como atendimentos mais voltados para o acompanhamento de pacientes estáveis, mudaram a forma de fazer consulta.

Os encontros entre o médico e o paciente que antes ocorriam nos hospitais ou até mesmo nas clínicas médicas particulares passaram a acontecer via internet, onde o médico e o paciente ficavam seguros em casa.

É claro que essas teleconsultas não possuem os mesmos intuitos de uma consulta como as que aconteciam antes, exames físicos e outros testes não podiam mais acontecer tão facilmente.

Por isso, a teleconsulta funciona mais como uma triagem, onde o médico pode até guiar um autoexame, onde o paciente tocaria em si mesmo, examinando seu corpo e trocando as informações com o profissional da saúde.

Essa iniciativa cresceu muito durante a pandemia, já que é preciso prezar pela saúde de ambos os lados dessa consulta.

Além das pessoas precisarem ficar seguras, a necessidade de voltar todas as estruturas de um hospital, posto de saúde ou uma UPA para o coronavírus foi maior que a necessidade de manter as consultas tradicionais funcionando.

Ao pensar em marcar uma consulta presencial em meio aos picos de transmissão do coronavírus em alguma dessas instituições é inviável, já que ao ir a um hospital, o paciente estaria na zona de maior risco.

Por esses motivos a teleconsulta foi o mecanismo mais viável para continuar os atendimentos e ainda cuidar dessas pessoas em busca de se preocupar com outras áreas da saúde, afinal, mesmo com o coronavírus, outras doenças ainda estão acontecendo.

Assim, tanto para segurança dos pacientes e para controlar a transmissão do novo coronavírus, foi preciso se afastar para cuidar do outro. Por isso, até clínicas médicas, particulares, aderiram ao movimento e passaram a fazer suas consultas apenas via chamada de vídeo.

Esse novo normal, como é comum falar nos jornais, já era uma tendência que a sociedade vinha sofrendo, mesmo que ainda fosse um processo longo e distante, o home office, as teleconsultas, as aulas online e até os amigos internautas são a tendência de uma sociedade tecnológica.

No entanto, a pandemia adiantou um processo que estava previsto para os próximos 30 anos, de forma brusca e lenta, as pessoas foram obrigadas a se adaptar. Assim, esses sistemas vêm mudando de forma exponencial.

Logo, a teleconsulta é uma saída para continuar com os atendimentos, mas estudiosos apontam que alguns desses mecanismos de afastamento na verdade é uma tendência para o mundo, mesmo após o mundo vencer o coronavírus.

Além disso, muitos médicos gostaram da ideia e até preferem, se possível manter o home office, mesmo em uma profissão que exige o toque, o exame, ainda assim, é possível se adaptar e passar a entender a necessidade desse momento.

Alguns pacientes também preferiram, essa forma de consulta online também trouxe vantagens para as pessoas que haviam marcado consultas no SUS e por alguns atrasos e burocracias ainda iriam esperar muito mais tempo.

Dessa forma, o Sistema Único de Saúde, um sistema completo e gratuito de acesso à saúde no Brasil, conseguiu abarcar muito mais gente em menos tempo, adiantando muitas consultas e até retornos.

Por esses motivos, a teleconsulta ganhou força e continua acontecendo durante a pandemia, a tendência é que ela se mantenha firme para as gerações futuras, embora em casos mais emergenciais, seja necessário o contato entre o médico e o paciente.

No entanto, essa modalidade de atendimento é uma opção que permite ser encaixada tanto no dia a dia dos médicos como dos pacientes, que conseguem resolver tudo de casa e ainda cuidar da sua saúde.

Mesmo com esses avanços, a teleconsulta ainda não é capaz de substituir o contato real entre o médico e o paciente.

Quer saber mais? Acesse o site do Otorrino em Balneário Camboriú – Cóclea Clínica.

Compartilhar :

Agende uma Consulta

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore
plugins premium WordPress
Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?